-
Arquitetos: ZHZ studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Weiqi Jin
-
Fabricantes: CONCH海螺水泥
"O restaurante Karry's Peral está localizado em Sanlitun, um dos distritos comerciais mais movimentados de Pequim, em um prédio anexo ao complexo comercial #024. O local é cercado por árvores de ambos os lados da rua, e em meio ao agito urbano, cria uma experiência gastronômica tranquila. Nós exploramos profundamente a comunidade e a cultura comercial do bairro moderno e movimentado de Sanlitun, e criamos um espaço simples e introvertido que permite aos visitantes descansarem ao simplificar a tradicional complexidade dos espaços comerciais. Queremos que os transeuntes ocasionalmente percebam a luz fraca e quente, sintam o aroma da comida e sejam atraídos para dentro do restaurante.
Inspiração de projeto. 'Pérola' é o conceito de projeto: uma madrepérola envolve a parte mais preciosa do tempo, espaço e sabor, todas as coisas que nunca mais voltarão, para criar um restaurante com memória. O teto é considerado uma concha, coberta com a habilidade chinesa da "porcelana branca" para refletir a luz e a sombra em constante mudança, apresentando cores entrelaçadas, nebulosas, naturais e deslumbrantes. Ao mesmo tempo, ele incorpora grandeza, amplitude e tolerância. Todo o espaço é misturado com concreto e conchas, que são polidas para gerar uma sensação suave.
Propriedades da comunidade. Vemos os gatos de rua passarem por aqui todos os dias, analisamos as suas rotas de movimento e criamos um observatório dos seus passeios nos espaços internos e externos (as paredes internas e externas têm a mesma altura), o que manterá os clientes mais conectados com o entorno.
Luz quente. A forma geral do telhado é como uma concha levemente aberta, deixando um espaço entre o teto e as paredes ao redor, permitindo que a luz natural brilhe no salão, ao mesmo tempo em que gera um reflexo por meio do qual as pessoas podem sentir a mudança de tempo e iluminação ao longo do dia.
Iluminação. A iluminação é tão simples quanto o desenho do espaço, sem iluminação direta, simulando o ambiente rústico como uma cena de filme. O "casco" do telhado, como em um espaço expositivo, é iluminado de baixo para cima, e a luz brilha no topo e reflete o espaço inferior, criando uma sensação de envolvimento com a forma curva do telhado.
Ambientes externos. O volume remodelado é interpretado como conchas encontradas na areia árida. Este desenho único traz um efeito marcante no inverno. Considerando o ambiente externo, escondemos o volume principal para que somente a parte superior do restaurante possa ser vista, e apenas através dos caminhos sinuosos, seja possível entender sua totalidade.